Depois de estabelecermos os conceitos fundamentais do marketing, devemos buscar
o entendimento para outra questão essencial: vendas e marketing são a mesma coisa?
Têm os mesmos objetivos? Alcançam os mesmos resultados?
Vejam o que especialistas de renome internacional nos revelam.
Segundo Theodore Levitt:
“A venda enfoca as necessidades do vendedor; o marketing, as do comprador. A
venda está preocupada em converter seu produto em dinheiro; o marketing, com a idéia
de satisfazer as necessidades do cliente por meio do produto e toda uma gama de fatores
associados com a criação, a entrega e o consumo final”.
Segundo Peter F. Drucker:
“Na realidade a venda e o marketing são antíteses e não são sinônimos ou
complementações”.
“Podemos admitir que haverá sempre necessidade para alguma venda, mas o
objetivo do marketing é tornar a venda supérflua, é saber e compreender tão bem o
cliente, que o produto ou serviço o sirva e se venda por si mesmo”.
“Tudo o que precisaremos então, é tornar o produto ou serviço disponível, ou seja,
logística em vez de perícia nas vendas, e técnicas estatísticas em vez de promoção”.
Segundo Philip Kotler:
“O conceito de venda começa com os atuais produtos da empresa e considera sua
tarefa utilizar a venda e a promoção para estimular um volume lucrativo de vendas.”
“O conceito de marketing é uma orientação para o cliente, tendo como retaguarda o
marketing dirigido para a realização da satisfação do cliente, como solução para satisfazer
os objetivos da organização.”
Agora podemos diferenciar, tanto em termos conceituais quanto aplicativos, as
atividades de vendas (que priorizam o produto), e as de marketing (que focalizam a
satisfação de necessidades do consumidor).
segunda-feira, 5 de maio de 2008
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